quarta-feira, 29 de junho de 2011

Um Jogo bem inusitado - Traídos contra Gays

O Futebol  no  tem na maioria das vezes sua imagem  associada  a exibições de machismo em campo.São recorrentes os episódios em que  xingamentos preconceituosos se sobressaem dentro  do campo ,e  também nas arquibancadas. Em um município do Rio Grande do Norte a história começa  a ser bem diferente.

No TVU Esporte dessa semana exibimos uma matéria da jornalista Cristiane Rodrigues, ela visitou Assu  cidade localizada à 180 quilômetros da capital  para falar sobre o tradicional jogo de futebol entre gays e traídos. O jogo vem sendo realizado todo mês de Junho desde 2004,dentro das comemorações do São João da cidade.É um episódio único  no ano  que muita gente de fora da cidade vem assistir. A partida em nada difere de uma partida normal, tem bandeirinhas  e um juiz   apesar de que as vezes  as equipes não contam com técnico nem com reservas.

Na terra dos poetas , como era conhecida antigamente a cidade, a  modernidade do pensamento da população chama atenção,talvez até mesmo herdada da sensibilidade dos próprios especialistas em traduzir sentimentos em palavras .Em uma cidade pequena precisa-se antes de tudo coragem para se assumir gay ou corno. Imagine só  ser o assunto de várias semanas seguidas de um lugar onde pouca coisa acontece? Divertir-se parece ser o objetivo comum dos dois times que começam a partida confiantes da vitória de ambos. E  não é que  os dois venceram? O empate veio para coroar  a iniciativa, a luta contra o preconceito pelo menos por aqui já conseguiu atingir  novos terrenos.


Partida em ação - Foto- Jean Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário